GINECOMASTIA

 

Ginecomastia é o crescimento benigno da glândula mamaria em indivíduos do sexo masculino.

Manifesta-se como uma massa palpável a nível retroareolar e/ou um aumento visível da mama. Pode ser um sinal de outras patologias de base, pode causar desconforto físico e emocional ou pode ser confundida com outros problemas mamários, incluindo câncer de mama. A ginecomastia pode estar presente em um ou nos dois lados.

 

Deve ser diferenciado do aumento de volume causado pelo acumulo de gordura localizado, evidenciado especialmente em pessoas obesas, está alteração se denomina lipomastia ou falsa ginecomastia.

 

 

Causas da ginecomastia

 

A ginecomastia é geralmente causada por desequilíbrio hormonal durante a puberdade ou no envelhecimento. Em alguns casos é causada por medicamentos, anabolizantes, tumores, doenças renais e outras e em 50% dos casos a causa é desconhecida.

 
É necessária a realização de provas para determinar a causa da ginecomastia?

 

Algumas vezes é necessária a realização de provas. O medico fará algumas perguntas sobre os sintomas, o tempo de aparição, doenças anteriores, uso de medicamentos e outras, logo depois será realizado um exame físico.

 

Necessitam-se provas ou não depende de sua idade e do que o medico encontre em seu histórico clinico e exame físico.

 

A ginecomastia é uma alteração freqüente em adolescentes. Um 65% dos adolescentes de 14 anos tem ginecomastia e na grande maioria termina desaparecendo em dois ou três anos.

 

Tratamento

 

Na maior parte dos casos não requer tratamento. Nos adolescentes em 90% dos casos termina desaparecendo em menos de três anos. No entanto é importante fazer acompanhamento para observar o tamanho do tecido mamário.

Outras vezes regride após de suspender o medicamento que ocasionou a ginecomastia.

 

Ocasionalmente podem-se usar medicamentos para tratar a ginecomastia, porem os resultados são muito pobres.

A cirurgia ainda é o método mais utilizado e adequado para tratamento da ginecomastia, apresentando um resultado estético bem favorável.

 

 

 

Please reload