Estagios do câncer de mama
O câncer de mama é classificado de acordo com o tamanho do tumor e da extensão da metástase, ou o quanto se espalhou para outras áreas do organismo.
Existem quatro estágios para classificar o câncer de mama:
Estágios do Câncer da Mama
Estágio 0: Fase bem inicial; o câncer não se espalhou (In situ); isto é, está no Ducto e é denominado Carcinoma Ductal In situ (DCIS).
Estágio 1: Fase inicial; tumor é menor do que 2 centÃmetros de largura e não se espalhou para fora da mama.
Estágio 2: Tumor é pequeno (2 a 5 cm), ou se estendeu para os nódulos linfáticos na região axilar (debaixo do braço), ou ambos.
Estágio 3: Tumor é maior do que 5 cm e normalmente se espalhou nos nódulos linfáticos axilares, podendo também ter se espalhado para o tórax ou para a camada mais externa da pele.
Estágio 4: Tumores de qualquer tamanho, normalmente afeta os nódulos linfáticos; e espalhou-se para outras partes do corpo tais como os ossos, os pulmões, ou o fÃgado (tumores secundários).
O estágio 0 é o mais prematuro, e permanece In situ , ou seja o tumor fica confinado dentro de um ducto ou de um lóbulo.
No estágio 1 o tumor se espalhou ou invadiu a área do seio enquanto no estágio 2 ele é maior em tamanho ou se espalhou para os nódulos linfáticos debaixo dos braços.
Os estágios 3 e 4a são mais avançados e são caracterizados por tumores de tamanhos bem maiores e por metástases para outros órgãos do corpo.