O que é câncer?

 

O corpo humano é feito de unidades individuais denominadas células. Todos os órgãos humanos são feitos de células, como por exemplo o coração e o pulmão. As células entram em processo de divisão para produzirem mais células quando o corpo necessita, como por exemplo, durante a fase de crescimento.

 

 

Porém, as vezes as células se dividem mesmo quando elas não devem se dividir, isso pode acontecer quando as células recebem sinais incorretos ou se existir um erro no DNA (que contém o conjunto de instruções para as células). Se as células crescerem fora de controle elas poderão vir a formar uma massa de células que é denominada um Tumor.

 

Existem dois tipos de tumores, aqueles que são benignos (não causam danos) e aqueles que são cancerosos.

 

Os tumores benignos são apenas uma massa de células inativas e não são cancerosas.

 

Os tumores malignos que podem se espalhar e causar dano em outros tecidos, são tumores cancerosos.

O câncer de mama é um tumor maligno na mama.

 

A mama possui de 15 a 20 lobos, que são feitos de lóbulos, onde o leite é produzido, e os ductos lactíferos, os caminhos que levam o leite para a área do mamilo.

 

O câncer de mama pode ser iniciado nos ductos (onde é conhecido como carcinoma ductal) ou nos lóbulos (onde é conhecido como carcinoma lobular).

 

O câncer que começa em uma área e se espalha para outra é conhecido como carcinoma infiltrante ou invasivo.

As mamas também possuem vasos linfáticos. A linfa é um líquido que contém células que protegem o corpo contra infecções- denominadas células imunológicas.

 

A linfa também contém substâncias residuais que precisam ser eliminadas do corpo. A linfa é movida no corpo dentro dos vasos linfáticos, e estes por sua vez formam nódulos linfáticos. Os nódulos que estão na área mais próxima dos seios e abaixo dos braços são conhecidos como nódulos axilares.

 

O câncer de mama é classificado de acordo com o tamanho do tumor e da extensão da metástase, ou o quanto se espalhou para outras áreas do organismo.

Please reload